Extração excessiva de água subterrânea causa terremotos em Israel
Após baixa no lago, Israel optou por extração nos aquíferos, os quais sederam causandou abalos sísmicos.
O mar da Galileia, também conhecido como mar de Tiberíades ou lago Kinneret, está localizado no Distrito Norte de Israel. Sendo o maior lago do país. Contudo, o que parece um lindo local para diversões, também está sendo usado para causar grandes destruições. De acordo com o site GOSPELPRIME, devido a extração acelerada de água subterrânea dos aquíferos do lago a terra está sofrendo. Qual a consequência? Grandes terremotos.
Conforme os cientistas, desde 1985 quando instrumentos começaram a ser usados para medir os abalos sísmicos, os terremotos começaram a aumentar drasticamente, com terremotos batendo magnitudes de até 4,5 na escala Rchter.
Só no mês de setembro, do ano de 2013 foram registrados cerca de cinco terremotos, mas, segundo os dados do ano passado o número de abalos sísmicos aumentou para 15, só entre julho e agosto. Os abalos por ele captados, foram localizados próximo ao Mar Morto, na região conhecida como Fenda do Mar Morto, que se estende do Golfo de Aqaba até o leste da Turquia.
Segundo pesquisadores da universidade da Califórnia e de Maiami, que trabalham no Serviço Geológico de Israel, os terremotos aconteceram justamente do mesmo tempo que houve um grande declínio da água subterrânea naquela região. Os quais a descobrirem o motivo fizeram uma publicação pela revista científica, Geophysical Research Letters.
De acordo com informações do The Jerusalem Post, o lago era a principal fonte de água abastecendo cerda de um terço de Israel, mas houve uma grande baixa no nível de água do lago, fazendo com que o abastecimento do lago fosse diminuído, para que não houvesse um abalo na biodiversidade local.
Isso ocasionou uma procura imediata para uma nova forma de obtenção de abastecimento de água, e a forma mais acessível foi, a busca pelo abastecimento pelos aquíferos subterrâneos ao redor do lago, o que ocasionou abalos sísmico